Artistas de Teixeira e Região

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec aliquam aliquet urna sed mattis. Inteiro.

Sobre eles

Flavio Baianino

PRODUTOR CULTURAL

conhecido também como (DFR) um dos pioneiros do movimento Hip-Hop do extremo sul baiano, idealizado de várias intervenções culturais. DJ/selecta, produtor cultural, educador social, idealizado/fundador atual presidente da ONG arte e cultura urbana bahia ACUBA.

Vitória Brandão

Arte em mandalas

Vitoria Dutra Brandão a Vic estudante de Medicina Veterinária é amante de todas as linguagens artísticas desde criança, incentivada pela família, fez aulas de violão, flauta, ballet, coral, capieira. Ama desenhar, seu encanto é especialmente por mandalas desde que fez uma oficina com a professora Cintia no IF baiano.

André Céo

Artista Plástico

André Felipe Céo Santos, nascido em Itabuna e morando ha 20 anos em Teixeira de Freitas. Desde criança sempre gostou de desenhar. Começou tentando desenhar personagens de desenhos animados e filmes que via na TV, com 10 anos de idade já ajudava as professoras na escola a fazer desenhos para a decoração de peças de teatro e brincadeiras infantis. Jovem artista de Teixeira com trabalhos impressionantes André Céo: Jovem artista de Teixeira com trabalhos impressionantes . Aos 14 anos percebeu que tinha talento, pois ouvia isso o tempo todo de todos ao seu redor, a partir daí, não parou, pois a sempre via o desenho como um hobby. principalmente porque era a forma que encontrou de expressar tudo o que sentia. A partir dos 18 anos começou aprofundar nas diferentes técnicas que poderia explorar, mas sempre focado no realismo, ilustração digital. Nesse meio tempo, surgiu a paixão pela aquarela. Percebendo que poderia fazer desse trabalho um alcance mais profissional, passou a ser ilustrador freelancer para lojas de camisetas, fazendo caricaturas e pinturas em quadros. Exerce, assim, a função de designer gráfico. Segundo André embora a arte lhe forneça a sobrevivência, o que o move mesmo é a constante recriação das formas de expressão, isso o faz ver o mundo sempre sob novas perspectivas.

Elias Barreto

Escultor

O escultor Elias Barreto, pratica o extrativismo artístico e vê a natureza pelo olhar sensível da arte. Desenvolve suas próprias criações com muita inovação e minuciosidade, dentro do que a sua imaginação identifica como formas e ideais da natureza, refletindo a paisagem brasileira, em particular a floresta Amazônica. O amor pela arte surgiu desde muito novo, através de desenhos, pinturas e esculturas, Talvez a sua timidez, por muito tempo, tenha o retraído; pois, desde sempre, teve dentro de si a aptidão de transformar o natural com o seu olhar artístico, observando cada pedaço de raiz, galhos e troncos a serem descartados. Inquietava- o a possibilidade de que seria possível trazê-los de volta à vida , de uma outra maneira, de uma outra forma. Tudo isso foi base para o extrativista que se tornou, buscando, por meio do tato, descobrir as inúmeras formas pela qual a flora transcende; utilizando resíduos de floresta de manejo, árvores nativas resgatadas de queimadas e desmatamentos, reciclando e resignificando a natureza por meio da sua vasta capacidade criativa. Admirador da vida e das obras do artista Frans Krajcberg, deixou fluir e extravasar sua capacidade criadora, fazendo uso do Extrativismo, que o habitava. Procurou meios de dar nova vida ao que sobrou do que morreu. Com curadoria de Cil Farney e Katia Aslene Dutra

Elizeu Matias

Artista Plástico

Elizeu Matias é pedagogo, escritor, dramaturgo e artista plástico. Suas obras possuem cores e emoções multifacetadas, retratando figuras humanas, tanto personagens famosos, como pessoas simples no seu cotidiano no estilo regionalista.

Higo Rocha

Arte em mandalas

Higo Rocha de Jesus, conhecido como Velho Suka, é um jovem de Teixeira de Freitas, Bahia, que sempre gostou de arte, há 15 anos faz filtros dos sonhos. Filtro dos sonhos é um amuleto típico da cultura indígena norte-americana que, supostamente, teria o poder de purificar as energias, separando os “sonhos negativos” dos “sonhos positivos”, além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui.
Devido ao simbolismo que este amuleto contém, atualmente muitas pessoas costumam fazer tatuagens com imagens do filtro dos sonhos, como uma forma de conseguir proteção. Velho Suka começou a pintar há apenas um ano profissionalmente, mostrando para a sociedade de Teixeira e região, seu estilo único e surpreendente. O artista tem admiração por vários artistas da arte contemporânea, mas a sua inspiração vem principalmente do artista Danio Roots. As mandalas são presenças marcantes nas obras de Suka.

Katia Aslene Dutra

PRODUTORA CULTURAL E CURADORA

Natural de Itanhem – Bahia. Reside em Teixeira de Freitas. Pedagoga, Licenciada em artes visuais. Pós graduada em arte educação. Professora de arte, produtora cultural e curadora. Participou do conselho municipal de cultura, foi coordenadora do dept de cultura de 2013 a 2016. Idealizadora e fundadora do Coletivo das Artes Motirô.

Don Monti

ARTISTA VISUAL ILUSTRAÇÃO

João Lucas de Oliveira Monti, também conhecido como Don, é natural de Teixeira de Freitas – BA, cursou licenciatura em história (UNEB X), foi pesquisador e professor. Atualmente cursa Design de interiores pela UNIP. Artista visual na área de ilustração tradicional, digital, designer gráfico e tatuador. Fundador do Grupo colaborativo fluxo artístico e do projeto “fluxo nas escolas”. Membro do coletivo das artes motirô.

Cil Farney

Artista Plástico

Natural de Varginha, Minas Gerais. Reside em Teixeira de Freitas, Fisioterapeuta. Artista Plástico. Fundador do coletivo das artes motirô.

Erlan de Souza

artista plástico

Natural de Teófilo Otoni-MG, residente em Teixeira de Freitas-BA.Produtor cultura, diretor da cia de teatro TEMAT, artista plástico, ator, ex- presidente do conselho de cultura de Teixeira de Freitas. Membro do coletivo das artes motirô. Atuante no universo artístico deste de 1989.

Mirla Kleille

cantora

Natural de Teixeira de Freitas – BA. cantora, servidora pública, cursou licenciatura em história e é pós-graduada em docência do ensino superior. No campo da cultura, é co – fundadora do coletivo das artes motirô, e compôs o departamento de cultura da cidade.

Ramiro Guedes

Escritor e poeta

Natural de Teófilo Otoni, residente em Teixeira de Freitas. Jornalista, radialista, escritor e Poeta. Ex diretor da rede sul bahia de comunicações, ex diretor do dept de cultura de Teixeira de Freitas. Participou do conselho municipal de cultura. Apresentador do programa almoço a brasileira desde 1991.Fundador e Presidente de honra do coletivo das artes motirô.

Tamy Persan

cantora

Natural de Teixeira de Freitas. Licenciada em história. Pós-graduada em história, cultura e sociedade. Mestranda em ensino e relações étnico-raciais. Cantora e professora. Participou do conselho municipal de cultura. Membro do coletivo das artes motirô.

Solange Nogueira

fotógrafa

Reside em Teixeira de Freitas. Pedagoga, psicanalista, fotógrafa. membro do coletivo das artes motirô.

Wanda Muniz

artesã

Residente em Teixeira de Freitas. Graduada em arte pela UFSB. Artesã, ex diretora da casa do Artesão. Membro do coletivo das artes motirô.

Juliano Pires

Artista Plástico

O artista Juliano Pires tem 30 anos, natural de Teixeira de Freitas, Bahia, sempre se interessou por desenhos, pinturas e artesanatos em geral, ainda criança, aos nove anos de idade pintou seu primeiro quadro. Admirador das artes plásticas, apaixonado pela pintura e as possibilidades infinitas que a mistura das cores traz. O artista deixa claro sua dedicação e concentração para sua produção, diz, que, quando está pintando consegue expressar sua criatividade através de uma brincadeira divertida com as cores. Atualmente trabalha com figuras de animais, onde tenta demonstrar além da imensa diversidade, a beleza que eles possuem. Buscando com sua arte conscientizar as pessoas a respeito dos inúmeros problemas ambientais como as caças desenfreadas e as queimadas, que em função da irresponsabilidade humana, estão sendo extintos do nosso planeta.

Gilberto Bahia

artista plástico

Gilberto Bahia, artista plástico, pedagogo, ex vice presidente do Conselho Municipal de Cultura, atualmente faz parte do Conselho Estadual de Cultura. Co- fundador do Coletivo das Artes Motirô. Atuou de 2017 a 2019.

Juliana Felix Correia

Cantora

Natural de Teixeira de Freitas. Cantora. coordenadora do centro social urbano. membro do coletivo das artes motiro.